Sobre o autor


 

Me chamo Pacha Urbano e sou ilustrador, escritor e roteirista. Sou autor das tirinhas de humor e Psicanálise Filho do Freud, com quase meio milhão de seguidores no Facebook e milhares de seguidores no Instagram. Publiquei o volume 1 de As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud - Quem é esse tal de Édipo? em 2013, e o volume 2 de As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud - Onde está o meu falo? em 2015, ambos pela Editora Zás!. Em 2017 publiquei o terceiro volume, As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud - Por que tudo é sexual?, por financiamento coletivo no Catarse e distribuído pela Editora Viés.

Também sou autor do livro de minicontos Vidas Despercebidas, publicado pela Editora Verve em 2013.

Desde 2009, mantenho o projeto de intervenção urbana, e de distribuição gratuita, Livro Ao Acaso, traduzido para o espanhol e o inglês.

Fiz parte da antologia O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 e do grupo de quadrinistas publicados pela revista virtual Nébula, projeto de crônicas e jornalismo em quadrinhos da plataforma Medium.

Em 2016, fiz parte da banca Flup Pensa Quadrinhos, organizada pela FLUP - Festa Literária das Periferias, como facilitador na modalidade Histórias em Quadrinhos, que resultou na publicação, em 2017, do livro Cidade Deus 50 Anos, publicado pela Casa da Palavra, com histórias em quadrinhos de autores que passaram pela banca formadora.

Ministro, desde 2013, a oficina Histórias em Quadrinhos para quem não sabe desenhar, com o intuito de diminuir as barreiras estéticas e inibidoras, bem como facilitar a produção de narrativas nesta mídia, fazendo uso de diversos recursos, tanto digitais quanto analógicos, independentemente se quem o faz sabe ou não desenhar.

Participações em eventos

Palavra Líquida – Universo dos Quadrinhos (2018)
Mediação do bate-papo Estética e Narrativa em Quadrinhos, com o quadrinistas Marcelo Quintanilla, e do bate-papo Quadrinhos pelo Brasil, com os quadrinistas Jô Oliveira e João Marcos Mendonça, promovidos pelo SESC Tijuca, no Rio de Janeiro.
Tarde Polêmica no EBEP (2018)
Palestra com o tema Psicanálise e Arte: Humor e Aventuras, realizada no Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos, com mediação dos psicanalistas Natasha Melo e Luciano Dias.
LER – Salão Carioca do Livro (2018)
Participação no bate-papo promovido pelo coletivo Gibizeira com o tema Quadrinhos e outras mídias, ao lado dos quadrinistas Rapha Pinheiro, Thiago Elcerdo e Leonardo Finocchi, com mediação de Tebhata Spekman.
Festival do Livro de Rio das Flores (2018)
Palestra com o tema Narrativa gráfica, humor e Psicanálise, promovido pelo coletivo Gibizeira para o evento literário.
Rio Comics (2018)
Participação no painel literário com o tema Quadrinhos e Humor, ao lado dos quadrinistas Fernanda Nia e Leonardo Finocchi.
Instituto Scientia Psicanálise (2018)
Palestra com o tema Filho do Freud: Psicanálise em quadrinhos, com mediação da psicanalista Márcia Teixeira.
Banca Flup Pensa Quadrinhos – Festa Literária das Periferias (2016)
Participação como facilitador na banca Flup Pensa Quadrinhos, modalidade inédita no projeto, que resultou na publicação, em 2017, do livro Cidade de Deus 50 Anos, com histórias em quadrinhos de autores que passaram pela banca formadora.
Quero na Escola (2016)
Palestra e oficina História em Quadrinhos para quem não sabe desenhar, promovidas pelo projeto de voluntariado Quero na Escola, e aplicada para os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Mário Way, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
FLUP Pensa – Festa Literária das Periferias (2016)
Mediação em espanhol com a quadrinista convidada Power Paola (Colômbia), no evento Flup Pensa, realizado na Escola SESC de Ensino Médio.
II Jornada Sócio e Clínico Institucional de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida (2016)
Palestra com o tema Como fazer caber uma ideia ou teoria numa narrativa gráfica? – Os desafios de se falar de psicanálise num quadrinho, com mediação da Professora Doutora Luciana Marques.
SIQ – Semana Internacional de Quadrinhos da UFRJ (2016)
Participação da mesa de debate com o tema Público e Crítica com Quadrinhos na Internet, ao lado do quadrinista Renato Lima, com mediação do escritor Ricardo Labuto Gondim.
Café Psicanalítico do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise - Núcleo Vassouras (2016)
Participação de bate-papo e lançamento de livros, ao lado das psicanalistas Dercirier Freire e Nadiá Paulo Ferreiro, com mediação da psicanalista Fernanda Samico.
Quadrinho É Um Barato (2016)
Participação no bate-papo promovido pela livraria e sebo Nova Baratos da Ribeiro, ao lado dos quadrinistas Ana Carolina Recalde, Hamilton Kabuna, Octavio Aragão e Roberta Araújo, com mediação do quadrinista Renato Lima.
Ciclo de Reflexões e Práticas sobre Imagem na Educação – Cine CCH (2015)
Palestra e aula aberta com o tema Histórias em quadrinhos e educação – boas parcerias, com mediação da Professora Doutora Adriana Hoffman, da Unirio.
III Fórum de Psicanálise e Cinema da UNESP - Violências e Feminilidades (2015)
Palestra Como fazer caber uma ideia ou teoria numa narrativa gráfica? – Os desafios de se falar de psicanálise num quadrinho, com mediação da Professora Doutora Christiane Carrijo, da UNESP de Bauru.
I Quinzena de Quadrinhos na Livraria da Travessa no CCBB (2014)
Participação da mesa redonda chamada Encontros & Debate: Baseado em Fatos Reais, ao lado dos convidados André Dahmer e Rafael Coutinho, e com mediação do comediante Fernando Caruso.
I Simpósio Internacional de Psicanálise da UNESP (2012)
Participação como convidado especial da UNESP de Bauru, onde as tirinhas do Filho do Freud foram expostas e usadas como material de apoio e divulgação do evento.