Criar é confiar no movimento
setembro 7, 2021
Exibir tudo

Para os próximos anos

Linha do tempo do universo narrativo da Sociedade de Investigações do Oculto

Ao contrário do que se imagina, há bem pouca “poesia” na vida prática do artista, seja escritor, ilustrador, ator, bailarino, músico, pintor, poeta… porque os boletos chegam, as despesas não esperam sua obra atingir alguma notoriedade e quem sabe algum dinheiro. Artistas precisam ser pagos por suas obras como qualquer outro profissional. E para que essas obras possam encontrar espaço no campo do real é preciso investimento financeiro, de tempo, de energia física e emocional.

Atravessando uma fase bem estressante de contratempos e decepções com o mercado editorial, em crescente crise nos últimos anos, me vi esse ano empacado criativamente. Afinal, em termos bem práticos, para quê criar se sua criação não atingirá o seu público? Se não será nem minimamente remunerado pelo trabalho que gerou? Tive que me debruçar a outras atividades para poder silenciar essa angústia.

Comecei um projeto muito bacana e não consegui dar continuidade a ele (peço desculpas a todas as pessoas que me enviaram cartas e eu ainda não pude respondê-las), e isso me frustrou tremendamente. Com medo de deixar minhas ideias morrerem como tantas plantas que já matei, decidi regá-las com meu poder criador e organizá-las. Resgatei ideias antigas de projetos que estavam no fundo de gavetas, que dificilmente veriam a luz do dia, e as ajustei para que coubessem em um universo narrativo que as unisse.

É um projeto muito ambicioso envolvendo quadrinhos, romances, contos, audiossérie e talvez um jogo de tabuleiro, todos conectados à Sociedade de Investigações do Oculto, e com espaço para possibilidades inimagináveis de expansão.

O conto “O Caso do Comendador”, escrito ano passado e que ainda não foi publicado, foi a pedra fundamental desse universo narrativo. Voltarei à escrita do romance “O Caso do Bairro”, e às respostas das cartas recebidas, somando um tijolo a esse caminho que estou construindo.

As histórias se darão em forma de casos investigados pela Sociedade de Investigações do Oculto. Os casos serão:

Os Possessos de Morzine
Srta. Meszároš recruta Praisku Etxegoien, um arcanista basco sempre metido em problemas, e o envia à um vilarejos nos alpes franceses para auxiliar o Capitão Maurice Brisbois a tentar solucionar uma epidemia de possessões demoníacas.
(História em Quadrinhos)

A Nova Ordem Hermética da Aurora Dourada
Orientados pelo Astral, Capitão Brisbois e sua protégée Adamantina, se embrenham pelo sul do Brasil para impedir um fanático inglês de fundar uma ordem mística controversa.
(Audiossérie)

Os Acólitos de Rasputin
Em São Petesburgo, Sr. Etxegoien ajuda a dar caça a Rasputin, mas acaba virando presa de um grupo de adoradores e assassinos do místico. O velho basco terá que recorrer a antigos desafetos para impedir que um mal maior seja desencadeado.
(Conto)

O Comendador
Mme. Meszároš convoca seu velho amigo basco, Sr. Etxegoien, exilado na Argentina, para investigar assassinatos grotescos cometidos nas fundações do primeiro arranha-céu da cidade de São Paulo.
(Conto)

O Imigrante Ilegal do Leste
Em Buenos Aires, Sr. Etxegoien segue o rastro de uma série de mortes causadas por mutações bizarras, enquanto tenta fugir de um antigo inimigo do Velho Mundo.
(Conto)

O Circo
Um prefeito de uma cidade do interior de Minas Gerais solicita a ajuda da Sociedade, e Mme. Meszároš e Adamantina vão investigar o que acreditam ser um caso de licantropia.
(Audiossérie)

O Exército do Fim do Mundo
Enviadas ao sertão profundo da Bahia, Adamantina e Srta. Elizabeth Fillingan, se veem em meio a uma guerra entre um bando de cangaceiros e um fazendeiro possuído por forças malignas.
(Audiossérie)

O Expresso dos Integralistas
Capturada durante uma investigação, Adamantina tenta impedir que um grupo Integralista libere criaturas malignas por onde passe, enquanto Srta. Elizabeth se infiltra entre os fascistas.
(Audiossérie)

O Toque Invisível
Fátima descobre que consegue mover coisas com sua mente, mas sua habilidade coloca a vida de todos à sua volta em risco. Ela parte em uma perigosa investigação para descobrir o paradeiro de um homem que poderá treiná-la.
(Romance)

Os Incêndios Negros
Vários incêndios clandestinos e sobrenaturais estão assolando o Rio de Janeiro e Adamantina e Srta. Liz são solicitadas a investigar, descobrindo um passado sombrio da Sociedade.
(Audiossérie)

O Retorno do Exilado
Adamantina retorna ao sombrio Edifício Martinelli para desarticular um grupo ocultista que se infiltrou entre os habitantes do lugar e que tenta evocar uma entidade ancestral.
(Audiossérie)

Os Filhos de Ninguém
As agentes Miriam e Noêmia são enviadas a um presídio feminino para investigar uma rede de tráfico de recém nascidos usados em rituais macabros.
(Conto)

O Abraço Invisível
Tentando atravessar a Europa atrás de um terrorista paranormal, Fátima entra em contato com antigos inimigos da Sociedade dispostos a tudo para silenciá-la.
(Romance)

A Queda Invisível
Fátima recruta dois jovens telecinéticos para tentar impedir que uma célula terrorista paranormal ataque cidades brasileiras.
(Romance)

Os Devorados
Pessoas são encontradas mortas e completamente desconfiguradas e Elisa e Lázaro são enviados para investigar, se confrontando com um grupo de traficante de drogas místicas.
(Romance)

O Bairro
Investigando o desaparecimento de Lázaro, Elisa se esbarra em um caso dos anos 70 sem solução, nos arquivos da Sociedade, envolvendo duas agentes que trabalhavam em caso idêntico.
(Romance)

O Fio de Ariadne
Sr. Sanani e os Arquivistas, contrariando as ordens da Sociedade, saem para recuperar um artefato místico em posse do Exército e que poderá ajudá-los a encontrar uma agente.
(História em Quadrinhos)

Nos próximos anos estarei envolvido em dar vida à estas obras e conto com vocês para me ajudar a levá-las ao maior número possível de pessoas, formando novos leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *